"Vivemos em uma sociedade da aprendizagem, na qual aprender constitui uma exigência social crescente que conduz a um paradoxo: cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender." (Juan Ignacio Pozo)
O artigo de Pozo evidencia e explora o paradoxo atual da educação: há cada vez
mais pessoas com dificuldades para aprender aquilo que
a sociedade exige delas, por outro lado, por conta do advento da internet, nunca houve tantas pessoas aprendendo tantas coisas
ao mesmo tempo. Nesse contexto, surge uma nova cultura da aprendizagem; a sociedade exige não apenas cada vez mais conhecimento, mas também uma nova maneira de aprender e gerir o conhecimento.
A escola, portanto, deixou de ser a fonte primária de conhecimento. O acesso a informação é muito mais flexível, atraente e volátil do que a própria escola. Dessa forma, mais do que nunca, faz-se necessário formar cidadãos críticos, abertos e democráticos.
Pozo destaca cinco tipos de capacidades a serem implantadas nos alunos dessa nova geração. São elas:
- Competências para a aquisição de informação;
- Competências para a interpretação da informação;
- Competências para a análise da informação;
- Competências para a compreensão da informação;
- Competências para a comunicação da informação.
Todavia, ele conclui, mudar as formas de aprender dos alunos
requer também mudar as formas de ensinar de seus professores.
Para consultar o artigo, acesse: file:///C:/Users/aluno.ise/Downloads/ARTIGO_POZO_A_SOCIEDADE_APRENDIZAGEM.pdf
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